O Programa

A Presidência da Fiocruz, instituição cujos valores centrais são o direito à saúde e à cidadania, criou em 2014 o Programa Institucional Álcool, Crack e outras Drogas (PACD). 

O título do programa, que reflete seu desenho institucional, está alinhado com uma abordagem contemporânea do tema, contemplando tanto as substâncias psicoativas lícitas - o álcool, o tabaco e remédios psiquiátricos prescritos - como as substâncias psicoativas atualmente ilícitas.

As bases conceituais do PACD são orientadas pela transposição do paradigma de repressão, entendendo o uso de substâncias como resultado da interação entre dimensões culturais, históricas, sociais, mentais e biológicas, defendendo práticas de cuidado e garantia de direitos dos usuários de substâncias psicoativas, seja o uso problemático ou não.

Notícias

O Seminário Internacional 'Drogas e Dependências: Paradigmas e Controvérsias' aconteceu dia 21 de novembro (terça) das 9h às 18h no Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito (UFRJ) no Centro do Rio de Janeiro. O evento foi gratuito, emitiu certificado de participação para os presentes e transmitiu toda a programação ao vivo pela internet.

Encontro foi marcado pela comemoração de 20 anos da ABORDA e pela afirmação da Redução de Danos como uma proposta ética e política para além de uma técnica de intervenção junto a usuários de drogas

Em entrevista para o PACD Fiocruz, Touzé falou sobre o contexto argentino e as ações de redução de danos no país vizinho

Em entrevista, Francisco Inácio Bastos faz um balanço das atividades realizadas e comenta sobre os próximos eventos na agenda do Programa Institucional Álcool, Crack e outras Drogas da Fiocruz.

Carta em defesa da redução de danos e das práticas de cuidado para a política sobre drogas recebe adesão de 110 entidades por 30 países em todo o mundo.

Professor da Universidade de Connecticut e autor do livro "Alcohol: No Ordinary Commodity" é considerado a maior referência escrita do mundo no estudo sobre álcool, sociedade e saúde.

Pesquisas e Projetos

Projeto capacitou 327 mil agentes comunitários e auxiliares e técnicos em enfermagem em todo o Brasil, oferecendo formação sobre saúde mental, álcool, crack e outras drogas. 

O III Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira está sendo realizado pela Fiocruz em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

O Projeto Redes visa levar o apoio do Governo Federal, através de parceria com a Fiocruz, a dezenas de  municípios contemplados com o Programa Crack, É Possível Vencer.

O trabalho tem como objetivo construir uma cartografia dos dispositivos da atenção básica utilizados para práticas de cuidado na região. Serão feitos encontros com a comunidade, em oficinas de validação, para ir apresentando e debatendo os dados que estiverem sendo encontrados no estudo.

A formação de quadros técnicos, gestores e pesquisadores na prevenção e na mitigação do uso abusivo de álcool, crack e outras drogas, capacita profissionais de diferentes áreas em municípios do Estado do Rio, preparando-os para atuar de forma integrada e articulada. Paraty, Campos e Queimados são as primeiras sedes.

O consultório realiza o acolhimento, ações de promoção e prevenção da saúde e cuidados primários de saúde, articulado aos demais dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial (RAP) no território. O trabalho é realizado de acordo com a Política de Saúde Mental e da abordagem da Redução de Danos. 

Livros

Artigos

Vídeos

Divulgação