Divulgações
Encontro organizado pela ABORDA - Associação Brasileira de Redução de Danos reunirá redutores de danos, profissionais de saúde, pesquisadore, ativistas e demais interessados no tema.
Coordenada pelo sociólogo Jessé Souza, professor titular do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pesquisa aponta que relação entre exclusão social e uso de crack é fundamental para desenhar políticas e formar linhas de cuidado para pessoas que tenham problemas com drogas. Complementares, as pesquisas apontam o forte estigma e exclusão social dos usuários. Com o objetivo de apresentar e debater os resultados da pesquisa coordenador por Souza, passando por diversos pontos abordados na Pesquisa Nacional sobre o Crack, o seminário Crack e Exclusão Social foi realizado, no dia 21 de outubro, na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).
Nos dias 24 e 25 de outubro de 2016, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde, o PACD da Fiocruz promoveu o Seminário Internacional Álcool, Saúde e Sociedade. O encontro abordou os aspectos epidemiológicos, históricos e culturais do consumo de álcool, assim como as políticas públicas no Brasil e na América Latina. O evento contou com palestrantes como Thomas Babor, professor da Universidade de Connecticut e autor do livro Alcohol: No Ordinary Commodity, considerado a maior referência já escrita no estudo sobre álcool, sociedade e saúde. O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, exaltou o compromisso institucional da Fiocruz de debater os temas “de forma embasada, sem medos nem tabus”.