O Consultório na Rua de Manguinhos, com base na Clínica de Família Vitor Valla, atende usuários em situação de rua, em sua maioria envolvidos com uso abusivo de crack, álcool e outras drogas, realizando o acolhimento, ações de promoção e prevenção da saúde e cuidados primários de saúde, articulado aos demais dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial (RAP) no território. O trabalho é realizado de acordo com a Política de Saúde Mental e da abordagem da Redução de Danos.
O Programa Institucional Álcool, Crack e outras Drogas tem realizado diversas ações de apoio no local, que visam trazer visibilidade e atrair a comunidade para abraçar este projetos. Em 12 de julho de 2016, foi realizado o Arraiá da Rua e o lançamento do apoio do Programa Institucional Álcool, Crack e outras Drogas ao Consultório na Rua. Fornecido insumos para alimentação e decoração da festa e pagamento do DJ. Em 15 de agosto de 2016, aconteceu uma oficina culinária com os usuários do Consultório na Rua.
O Consultório na Rua realiza o acolhimento e as ações de prevenção, cuidados primários, promoção da saúde e redução de danos, articulando o conjunto de equipamentos e de equipes intersetoriais do território e fora dele.
Em Manguinhos, a população que se encontra em situação de rua está, na sua maioria, envolvida com o uso abusivo de crack, álcool e outras drogas e a atenção à sua saúde constituiu pauta de reivindicação dos moradores de Manguinhos na Conferência Local de Saúde, realizada em 2011. Neste mesmo ano, o Consultório na Rua do Teias-Escola Manguinhos foi originado, com base na Clínica da Família Victor Valla, tendo o objetivo de garantir à essa população, quer seja moradora ou não de Manguinhos, o acesso à atenção à saúde, de forma rápida e eficiente.
O acolhimento e as ações de prevenção, cuidados primários e promoção da saúde realizados pelo Consultório na Rua são apenas a primeira atenção à saúde dessas pessoas, que na maioria das vezes necessitam de outros cuidados: de um Centro de Atenção Psicossocial focado em álcool e outras drogas (CAPS AD), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou até mesmo da atenção de outro setor social como a Assistência Social.
Articular o trabalho com essas pessoas no espaço mesmo em que elas se encontram (a rua) e no espaço que elas são incentivadas a procurar (a Clínica da Família) e articular o conjunto de equipamentos e de equipes intersetoriais do território e fora dele é o grande desafio do trabalho do Consultório na Rua.
O apoio aos serviços da Rede RAPS no território de Manguinhos e arredores, enfim, inclui promoção de oficinas, debates, atividades culturais nos territórios e distribuição de insumos de prevenção, promoção da saúde e redução de danos, promovendo o vínculo dos usuários com os dispositivos de saúde.
Os insumos incluem alimentos e bebidas, tais como achocolatados e biscoitos, assim como preservativos, protetores labiais e parafernália para uso de drogas que previnem o risco de transmissão de DST’s / hepatite C e tuberculose.