Pesquisas e Projetos
Projeto capacitou 327 mil agentes comunitários e auxiliares e técnicos em enfermagem em todo o Brasil, oferecendo formação sobre saúde mental, álcool, crack e outras drogas.
O III Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira está sendo realizado pela Fiocruz em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).
O Projeto Redes visa levar o apoio do Governo Federal, através de parceria com a Fiocruz, a dezenas de municípios contemplados com o Programa Crack, É Possível Vencer.
O trabalho tem como objetivo construir uma cartografia dos dispositivos da atenção básica utilizados para práticas de cuidado na região. Serão feitos encontros com a comunidade, em oficinas de validação, para ir apresentando e debatendo os dados que estiverem sendo encontrados no estudo.
A formação de quadros técnicos, gestores e pesquisadores na prevenção e na mitigação do uso abusivo de álcool, crack e outras drogas, capacita profissionais de diferentes áreas em municípios do Estado do Rio, preparando-os para atuar de forma integrada e articulada. Paraty, Campos e Queimados são as primeiras sedes.
O consultório realiza o acolhimento, ações de promoção e prevenção da saúde e cuidados primários de saúde, articulado aos demais dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial (RAP) no território. O trabalho é realizado de acordo com a Política de Saúde Mental e da abordagem da Redução de Danos.
O principal objetivo do projeto Prevenção e Pesquisa é subsidiar e implementar ações de prevenção do uso de drogas, com crianças, jovens e famílias, em ambiente escolar. O projeto trabalha com a prevenção sob uma perspectiva ampla, buscando desenvolver as chamadas “habilidades de vida” das crianças e jovens.
O Governo Federal, com parceria da Fiocruz, investe em ações de políticas públicas integradas, em setores como saúde, educação, assistência social e segurança pública. A responsabilidade também é compartilhada com estados e municípios que terão o compromisso de oferecer apoio.