Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental

 

A Fiocruz, através do projeto Caminhos do Cuidado, capacitou, entre 2013 e 2015, 237 mil agentes comunitários e auxiliares e técnicos em enfermagem em todo o Brasil, oferecendo formação em questões relacionadas a saúde mental, crack e outras drogas. Ele foi incorporado ao PACD, quando da sua criação, em 2014.

 

O trabalho, a cargo do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz), se deu de forma escalonada. Inicialmente foi selecionado um grupo de 12 pesquisadores com Mestrado e Doutorado. Este grupo, por sua vez, treinou 80 orientadores, que multiplicaram seu conhecimento para 2 mil tutores. Este último contigente fez a capacitação dos 237 mil agentes, num trabalho que chegou à grande maioria dos municípios brasileiros.

 

Agora, está sendo feita a avaliação de todo este processo educativo, que ficará como legado e subsídio para a implementação de políticas públicas de capacitação nesta área.

 

O projeto envolve as instituições: Fiocruz (RJ), por meio do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT); o Grupo Hospitalar Conceição (RS); a Rede de Escolas Técnicas do SUS; e o Ministério da Saúde.

 

Foi criado, dentro do projeto, o site Observatório Caminhos do Cuidado, que reúne indicadores do trabalho realizado, como o número de agentes capacitados em cada município. No site há um repositório de estudos relacionados ao tema, que é municiado por pesquisas e estudos de 42 escolas técnicas do SUS.

 

O site traz uma linha do tempo como todas as etapas do projeto.

 

Há também uma sessão de vídeos, com entrevistas com pesquisadores, cobertura de eventos, depoimentos de professores, contribuindo para que se tenha uma visão completa do projeto.

 

A formação proposta pelo Caminhos do Cuidado inovou por ser dinâmica, com estratégias que possibilitam aos atores da Atenção Básica trabalhar em conjunto com a Saúde Mental, acolhendo e cuidando do usuário. Outra peculiaridade é que todo o trabalho se dá conforme as especificidades de cada território, levando em conta a realidade local nas mais diferentes regiões do Brasil.

 

 

Observatório Caminhos do Cuidado

O Observatório Caminhos do Cuidado é um dispositivo (plataforma virtual) e uma estratégia de Educação Permanente, comprometidos com a valorização das experiências, vivências e aprendizagens de todos os atores envolvidos no Caminhos, colocando-se assim como âncora do processo de avaliação da formação. A implementação do Observatório se orienta para o desdobramento em ações de acompanhamento e compartilhamento de experiências de formação e de Educação Permanente e de fomento à produção pedagógica e intelectual, conferindo protagonismo às Escolas Técnicas do SUS (ETSUS).

 

Alguns compromissos assumidos pelo Observatório:

  • Desenvolver e apoiar estudos e pesquisas sobre a formação de atores estratégicos do SUS, especialmente a formação técnica, que orientem ações de Educação Permanente e de políticas públicas;

  • Apoiar o processo de formação de atores estratégicos para o SUS;

  • Apoiar a elaboração de estratégias de articulação dos diferentes atores nos territórios;

  • Apoiar a produção de cursos de formação Ensino a Distância (EAD), a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS);

  • Estimular e apoiar a produção técnicocientÍfica das ETSUS;

  • Disponibilizar publicações relevantes sobre temas de saúde pública, acessíveis ao conjunto da sociedade civil e, em especial, aos trabalhadores e gestores do SUS.