Projeto - Prevenção e Pesquisa

 

A Fiocruz, em parcerias com o Ministério da Saúde e a Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas (Senad/MJ), desde 2012, faz um trabalho em escolas públicas em dezenas de municípios no país. O principal objetivo do projeto Prevenção e Pesquisa é subsidiar e implementar ações de prevenção do uso de drogas, com crianças,  jovens e famílias, em ambiente escolar. 

O projeto trabalha com a prevenção sob uma perspectiva ampla, buscando desenvolver as chamadas “habilidades de vida” das crianças. Ou seja, na medida em que elas se tornam indivíduos mais autônomos, são capazes de tomar melhores decisões na vida, por exemplo, quando vierem a se defrontar com a realidade do álcool e outras drogas.

O programa consiste na capacitação de professores, na distribuição de cartilhas, na realização de dinâmicas de grupo, jogos, debates para estudantes e ainda em sessões que reúnem pais e alunos para construir ou fortalecer os vínculos familiares, entendidos como fatores de proteção contra o uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas.

O material utilizado é fruto de parceria do Ministério da Saúde com o Escritório das Nações Unidas para as Drogas e o Crime (UNODC), estabelecida em 2013. Foram selecionados pelo Governo Federal três programas que, na literatura científica internacional, estão associados a adiar e evitar o primeiro uso de substâncias psicoativas, além de reduzir o grau de abuso de álcool, tabaco e outras drogas entre o público a que se dirigem.

Os programas foram adaptados para a realidade brasileira e estão sendo implementados pela Fiocruz (Rio e Brasília) com os Ministérios da Justiça e da Saúde, respectivamente. As atividades são realizadas atualmente no Distrito Federal e em seis estados (Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo, Santa Catarina e Acre). Nestas unidades da Federação, são feitas parcerias também com prefeituras e governos estaduais, para a capacitação de professores.

Os programas de prevenção são o “#TamoJunto”; o “Famílias Fortes”; e o “Elos”. O #Tamojunto contempla aulas conduzidas por professores do 8º ano do Ensino Fundamental. Nessas aulas, há uma série de dinâmicas de grupo, jogos, debates e informações que visam à redução do consumo regular ou abusivo de álcool e outras drogas e à prevenção da transição do uso esporádico para o uso frequente de drogas pelos jovens.

O Programa Elos é voltado para o público de crianças entre 6 e 10 anos que cursam o 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. O programa consiste em um jogo no qual educandos, divididos em times, são convocados a seguir regras de convivência acordadas coletivamente, entre a turma e o professor. O Famílias Fortes é voltado para estudantes de 10 a 14 anos e familiares. São conduzidas atividades separadamente do grupo de pais/responsáveis e, na segunda hora, ambos os grupos participam conjuntamente das atividades. Três facilitadores conduzem as sessões, das quais participam entre 8 a 12 famílias. 

Será realizada ainda uma avaliação sobre estes programas, com aplicação de questionários a professores, alunos e pais, e entrevistas com os pais, divididos em macrorregiões, faixas etárias e sexo. O objetivo é avaliar o impacto do projeto junto ao público alvo, a receptividade dos pais à intervenção proposta, além de compreender em detalhes as percepções e atitudes deles no que se refere ao tema das drogas no âmbito escolar. 

Mais informações no site Prevenção e Pesquisa: http://prevencaoepesquisa.icict.fiocruz.br/