Saberes e Práticas na Atenção Primária à Saúde: Cuidado à População de Rua e Usuários de Crack e outras Drogas

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), por meio do Programa Território integrado de Atenção à saúde, TEIAS-Escola Manguinhos, em parceria com o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, promoveu o Seminário: “Experiências na Atenção Primaria em Saúde com População de Ria e a I Oficina Crack e outras drogas: Crack é o problema?". 

O livro "Saberes e Práticas na Atenção Primária à Saúde: Cuidado à População de Rua e Usuários de Crack e outras Drogas" é resultado deste encontro. Após os seminários foram encomendados aos palestrantes, artigos mais conceituais; sistematizadas as experiências apresentadas das equipes de CnaR para publicação e organizado os debates que foram intensos e que trouxeram a vivacidade que o tema traz com suas polemicas, diversidades de visões de mundo, aproximações e consensos acadêmicos

Esse evento foi realizado em setembro de 2012  em três dias de trabalho com mesas redondas, grupos de trabalho e muito debate. Contou com o engajamento de inúmeros profissionais que trabalham com população em situação de rua e com o cuidado com usuarios de crack e outras drogas; gestores e pesquisadores. Algumas experiências de CnaR consideradas exitosas foram apresentadas nas cidades de Recife, Maceió, São Paulo, Porto Alegre e Rio de janeiro.

Após os seminários foram encomendados aos palestrantes, artigos mais conceituais; sistematizadas as experiências apresentadas das equipes de CnaR para publicação e organizado os debates que foram intensos e que trouxeram a vivacidade que o tema traz com suas polemicas, diversidades de visões de mundo, aproximações e consensos acadêmicos.

Os conteúdos, organizados como coletânea de textos elaborados por diferentes autores, buscam refletir os conhecimentos e as práticas de profissionais de saúde, gestores e pesquisadores que participaram do processo de implantação dos primeiros Consultórios na Rua - dispositivos de cuidado aos usuários de crack e outras drogas junto à população de rua.  

 

 

Sobre o Teias-Escola Manguinhos

O Teias-Escola Manguinhos é gerenciado pela ENSP e suas atividades e serviços de saúde da rede assistencial básica na comunidade são realizadas por meio do conceito de Território Integrado de Atenção à Saúde.

Essa iniciativa é fruto da cooperação tripartite inédita entre Fiocruz, governo estadual e Prefeitura do Rio de Janeiro, cujo objetivo é a conformação do bairro Manguinhos como um território de atenção à saúde integrada, transformador das práticas da atenção, bem como um espaço de inovação das práticas de ensino e de geração de conhecimento científico e tecnológico, que se traduzam em melhorias da condição atual de saúde e vida da população. 

Sua finalidade é integrar as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, por meio da reunião da cobertura de equipes da saúde da família, de saúde bucal, centros de atenção psicossocial e núcleos de apoio às equipes de saúde da família, funcionando como uma pequena rede social e assistencial com ensino, pesquisa e inovação. Sua concepção está associada aos referenciais da promoção da saúde, com ações voltadas para participação comunitária e intersetorialidade para a transformação das condições de vida local. O projeto busca a construção de redes e de um território integrado a partir da constituição da cobertura de 100% da saúde da família.